Contos de Fadas


Crescemos a ouvir a leitura de contos de fadas para adormecer. Estamos na cama, bem aconchegados, com o nosso peluche preferido, olhando para o livro com os olhos a brilhar e sorrimos ao ouvir como a princesa vive feliz para sempre com o príncipe que a salvou da torre onde estava feita prisioneira por uma bruxa má. Olhando para trás, todas as histórias me parecem iguais; apenas mudavam as personagens, de um conto para outro.

Ao crescer, a vida complica-se um pouco. Não posso voltar a refugiar-me nestas histórias maravilhosas antes de ir para a cama, e há muito que o livro já foi guardado algures. Não controlo o meu sono e, portanto, não posso escolher viver cada história enquanto durmo tranquilamente. Posso, porém, sonhar acordada e esperar que, um dia, alguém me venha salvar, de modo a puder viver feliz para sempre.

Vivo ansiosamente à espera por este alguém que não sei quem é nem de onde vem nem quando chegará. O tempo vai passando, transformando-se em anos, que dão lugar à desilusão. Vou deixando de saber pelo que tanto espero. Mas sonho acordada; nunca deixo de o fazer. Afinal de contas, sou a princesa da minha história encantada.

Até que, certo dia, encontro o livro de contos de fadas que me costumavam ler em criança. Folheio-o, observando deliciada cada ilustração; lendo cuidadosamente cada palavra impressa. Ao chegar à última história percebo de quem tenho estado à espera todos estes anos...

Não é um alguém qualquer. Esperava por uma fada madrinha, para me guiar e aconselhar. Esperava uma guerreira para matar o dragão e afastar a bruxa má. Esperava uma rainha para governar o meu reino. A verdade é que estes três alguém sempre estiveram perto de mim, sendo eles quem estavam à espera. 

Eu esperava por mim própria. Afinal, quem melhor para me salvar do que eu? 

Aprendi a amar-me; a ser a fada madrinha em cada situação menos fácil; a ser a guerreira em cada batalha; a ser a rainha que comanda a minha vida. Eu posso viver num conto de fadas, construído à minha medida. E a personagem principal sou eu!

Por isso, enquanto esperas por ti - pelo alguém que precisas de despertar dentro de ti - ama-te. Ama-te incondicionalmente e escreve o TEU conto de fadas.

Enviar um comentário

0 Comentários