Da Revolta à Mudança

Há dois anos, não era a pessoa que sou hoje. Por mais momentos difíceis que possa ter vivido, deixei passar. Um dia de cada vez.

Olho para trás e percebo o quanto mudei: até aqui, julguei que quem estava mal eram as pessoas à minha volta; o mundo em meu redor. Deixei a raiva, a dor e a frustração - a Revolta - tomarem conta de mim. Por mais que corresse, não saía do mesmo lugar, e a cada novo dia acordava mais zangada e infeliz.

Tentava concentrar-me no estudo e no meu emprego. Dizem que estar ocupada é o melhor remédio para não sentirmos a dor. Mas se as emoções existem, não são para serem sentidas?!

De início, estava dormente. No entanto, chegou o momento em que toda a revolta exigia ser sentida. Quando já não aguentei mais, numa tarde de primavera, fiz o caminho de três horas até um jardim e sentei-me num banco, onde não estivesse ninguém por perto.

Parei.

Respirei fundo.

Senti.

Percebi que já estava a escurecer. Deixei-me ficar a observar o pôr-do-sol e nesse momento entendi que não é o mundo quem tem de mudar. Sou eu. A Mudança tinha de começar por mim.

A mudança começa na forma como olhamos para nós próprios. Acreditar que somos suficientes; porque o somos de verdade. Mudamos a forma como nos vemos e o mundo à nossa volta começa a mudar também. Para melhor. As nuvens negras começam a desaparecer devagarinho, abrindo caminho para o sol; para os dias bons; para um futuro feliz e brilhantes.

Olhando para trás, dois anos depois; olhando para o caminho que já percorri, vejo o quanto melhorei, mas também o quanto perdi. Perdi amizades; perdi sonhos; perdi objetivos. Mas existe uma razão para os ter perdido pelo caminho: não eram verdadeiros. Posso sempre cruzar-me com pessoas que se revelam ser boas amizades. Quanto aos sonhos e aos objetivos, nunca é tarde para nos encontramos nesse sentido. Apenas é necessário saber que não podemos desistir de nós próprios, em circunstância nenhuma.

E agora sinto, neste instante, em que escrevo estas palavras, que estou em paz. Estou em paz com o meu passado. Estou em paz com a pessoa que sou hoje. Estou em paz com o que está por vir.

Enviar um comentário

0 Comentários