Solidão Acompanhada

Solidão.

Não tem de ser algo negativo.; pelo contrário: estarmos bem acompanhados da nossa pessoa ajuda-nos a crescer. A solidão permite-nos refletir sobre as nossas atitudes; sentir todas as emoções ao nosso ritmo; entender quais são os valores que defendemos e quais os que condenamos.

Parece que ninguém compreende - ninguém vê a beleza de se estar sozinho - mas quando estou apenas comigo, e se me permitir, faço uma viagem para me conhecer. Pode ser um caminho um pouco assustador ao início, mas é essencial para saber o que quero, do que gosto, quais os meus sonhos, que percurso quero seguir, quais os meus limites - quem sou de verdade.

Assim, vou dando pequenos passos para ser genuinamente quem sou, porque, no mundo em que vivemos hoje, cada vez mais somos quem os outros esperam que sejamos. E fazemo-lo simplesmente como forma de agradar: para não magoarmos alguém que amamos, para não perdermos o emprego, porque é o que a sociedade espera de nós. 

É possível contrariar isto, estando apenas comigo própria. Quanto mais vezes o fizer, mais fácil se torna - não só gostar de fazer estas viagens até ao mais íntimo de mim, como ser eu com os outros.

Muitas vezes, todos sentimos que estamos sozinhos, mesmo quando rodeados de pessoas, de som, de luz. Contudo, é possível sentir companhia quando somos apenas nós e o mundo.

Podemos ver as suas cores mais vibrantes; ouvir até os sons mais sussurrados da natureza; sentir a luz mais suave que nos aquece o rosto numa tarde fria. Reconhecemos o outro que passa por nós, e entendemos que também ele se sente sozinho no meio de tanto movimento. Não somos os únicos.

Não somos os únicos a apreciar uma solidão acompanhada.  

Enviar um comentário

0 Comentários